Artigos

Parceria entre diferentes equipes da DF+

Uma parceria entre as equipes de Engenharia Digital e Geologia resultou na criação de um formulário digital de Mapeamento Geomecânico de Taludes para ser preenchido em campo, com uso de tablet, substituindo planilhas preenchidas manualmente.

O formulário foi desenvolvido em forma de aplicativo, para reunir tanto o georreferenciamento dos dados quanto as imagens produzidas. Com ele também é possível ter acesso ao cálculo automático do Sistema de Classificação de Maciços Rochosos (RMR), por meio dos parâmetros geológico-geomecânicos aferidos em campo, o que anteriormente só era possível após a volta ao escritório.

Vale registrar que o aplicativo também pode ser utilizado de forma offline. Além de gerar um banco de dados a partir de todos os formulários respondidos, ele realiza cálculos sem o apoio de uma planilha em Excel. “A ferramenta é de fácil utilização e pode ser aprimorada constantemente. Começamos pela Planilha de Mapeamento Geomecânico, mas temos intenção de continuar”, ressalta a engenheira Letícia Garcia, que participou do desenvolvimento da novidade.

As informações obtidas são geradas de forma mais rápida e segura, evitando problemas de legibilidade comuns às planilhas manuais e erros de digitação que podem ocorrer na etapa de escritório, além do acúmulo de papel. O sistema também permite a exportação dos dados de levantamento em diversos formatos, como forma de back-up diário das informações. Outro benefício é a otimização das horas de trabalho dos geólogos da DF+.

O novo aplicativo ainda não começou a ser usado oficialmente, mas alguns testes em campo já foram realizados. “Acredito que facilitará bastante o trabalho de nossos geólogos. Espero que possamos continuar trazendo soluções para otimizar os processos da DF+!”, conclui Letícia.

Encontre